Greve acontece entre a próxima segunda (22) e sexta-feira (26). Foto: Divulgação
A Alfândega do Porto de Santos não contará com o desembaraço de cargas de exportação e despacho decisório (dependente da decisão de um auditor fiscal) entre a próxima segunda-feira (22) e sexta-feira (26).
A decisão foi tomada por auditores fiscais devido à 'falta de ação' do Governo Federal em relação à regulamentação da remuneração por produtividade, algo reivindicado pela categoria desde 2017.
No período de mobilização, haverá somente a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo.
Histórico
No início de 2023, a categoria decidiu dar um voto de confiança ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que havia assumido publicamente a responsabilidade de cumprir o acordo firmado em 2016. Mas não houve cumprimento do combinado por parte do Governo Federal.
Sem solução para a demanda, a categoria entrou em greve em 20 de novembro de 2023 e, na Alfândega do Porto de Santos, o desembaraço de cargas vem sendo atrasado desde essa data, impactando o índice de fluidez das importações e exportações.
Por dia, aproximadamente 1,3 mil importações e 800 exportações estão tendo as liberações afetadas. A expectativa é que, no período de 22 a 26 de janeiro, esse número aumente consideravelmente.
Fonte:A Tribuna
Link da Matéria