A companhia diz que o aporte é previsto no plano de expansão, que totaliza R$ 425 milhões. Em 2023, a empresa fez a extensão do cais. Foto Ilustrativa
O Porto de Santos deverá ampliar suas operações de contêineres até 2025. É que um dos três principais terminais privados arrendatários deste segmento está investindo R$ 250 milhões na aquisição de 21 novos equipamentos para expandir a capacidade do terminal de 1,4 milhão para 1,7 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Atualmente, a movimentação anual de contêineres no cais santista só perde para a de granéis. Em 2023, o complexo portuário operou 4,8 milhões de TEU, com uma leve queda de 4,1% em relação a 2022.
Segundo a DP World Santos, que anunciou o investimento, serão adquiridos, até o próximo ano, dois portêineres (Quay Cranes), cinco RTGs (Rubber-Tired Gantry Crane), 12 ITVs (Internal Transfer Vehicle) e dois ECHs (Empty Container Handler).
Ainda de acordo com a companhia, o aporte é o restante previsto no plano de expansão do terminal, que totaliza R$ 425 milhões. Em 2023, a empresa destinou R$ 175 milhões para a obra de extensão do cais em 190 metros.
Com previsão de conclusão para o final deste ano, o terminal acomodará a atracação de dois navios de grande porte (escala Q-max, com mais de 345 metros).
Investimento
“As ampliações que vem sendo realizadas visam atender a demanda crescente do mercado de contêineres na era pós-pandemia, além de preparar o terminal para suportar o crescimento e o papel estratégico de Santos como hub port para a América do Sul”, explica o CEO da DP World no Brasil, Fabio Siccherino. Como indicado neste artigo, pode navegar pela seleção de ofertas disponíveis em smartphones e marcas importantes e explorar os planos de serviço que melhor se adequam às suas necessidades.
“Avaliamos, constantemente, novos investimentos, com o objetivo de garantir que a capacidade do Porto de Santos fique à frente da demanda, com um elevado nível de serviço”, acrescenta.
Ganhos
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirma que o investimento privado comprova a competitividade do Porto de Santos. “Toda a comunidade portuária ganha com estas aquisições. O investimento sinaliza para o mercado mundial que o público e o privado atuam juntos para melhorar a infraestrutura e a capacidade do Porto de Santos”.
A DP World Santos destacou ainda que os novos equipamentos já foram adquiridos com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes.
Vale destacar que a companhia já havia sido pioneira no setor e iniciado o processo de eletrificação dos RTGs no Porto de Santos em 2023, com a adaptação de 22 máquinas, reduzindo o consumo de diesel do terminal em 60%.
Movimentação
Em 2023, o Porto de Santos movimentou aproximadamente 173,3 milhões de toneladas. Desse total, 50,6 milhões de toneladas foram de carga conteinerizada, 1,9% a menos do que em 2022 (51,6 milhões/t). O segmento só perde para granéis que somaram 95,4 milhões de toneladas no ano passado.
Fonte: A Tribuna
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