O Porto de Santos receberá novamente, na manhã desta quarta-feira (16), o navio mercante APL Yangshan, da empresa CMA CGM S, de 347,09m de comprimento e 45,27m de boca (largura).
De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o procedimento para entrada da embarcação provocará, entre outras medidas, a Interrupção momentânea da travessia de balsas entre Santos e Guarujá , devendo todas as balsas estarem dentro das “gavetas” (berços de atracação) e sem veículos.
A operação, programada para iniciar às 9h30, tem a atracação no Terminal Santos Brasil S/A (Tecom-3) prevista para 10h40. E contará com a escolta de embarcações da CPSP, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária, com o propósito de garantir a Segurança da Navegação durante o deslocamento do navio no acesso ao terminal, onde acontecerão as operações portuárias.
A manobra consolida as operações dos navios de 340 a 366 metros (Classe New Panamax) e acontece após estudos, simulações e reuniões do Agente da Autoridade Marítima (AAM), Autoridade Portuária, Tanque de Provas da Universidade de São Paulo, Praticagem de São Paulo e outras instituições diretamente ligadas às atividades operacionais.
A operacionalização dos navios da Classe New Panamax obedecerá condições como : levantamentos hidrográficos, em todos os trechos do canal, atualizados; as condições de mar, vento e visibilidade favoráveis; a realização por dois práticos com experiência; e interrupção momentânea do tráfego de navios no canal do porto.
Fonte: A Tribuna
Link da Matéria