O network, ou rede de relacionamentos, é uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios, mas nem todos os profissionais de comércio exterior sabem como fazer networking da melhor maneira.
Cursos, treinamentos, consultorias, feiras e congressos são ambientes essenciais para gerentes de qualquer área construir a sua rede de contatos. No comércio internacional o alcance é mundial, então alguns dos seus contatos são pessoas que conhecem profissionais de outros países, aumentando ainda mais seu leque de possibilidades de negócio.
Seja para quem está começando agora ou para quem já atua na área há mais tempo, o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos será muito importante e valioso durante toda sua vida profissional. Por isso, separamos algumas dicas infalíveis para o gestor de comércio exterior aproveitar ao máximo o potencial de seus contatos:
Cuide da sua apresentação pessoal. Aparência é mais do que vaidade, é seu principal cartão de visitas. Uma pessoa que cuida da aparência e presta atenção nas suas atitudes demonstra profissionalismo e transmite mais confiança para as demais.
Participe de eventos da área. Os eventos são os maiores pontos de encontro de pessoas da mesma área. Aproveite para conversar com outros participantes e nunca se esqueça de levar uma boa quantidade de cartões de visitas. Depois de finalizado o evento, reúna os contatos que pegou e separe aqueles que podem render bons negócios e os que não são seu foco no momento.
Conheça a cultura do seu contato. Ao se inserir em uma nova cultura ou iniciar contato com novas pessoas, assegure-se ainda de que não vai ferir um costume, crença ou paradigma local.
Mantenha vínculos. Além de estabelecer contatos com profissionais da área, é preciso mantê-los no seu radar e interagir de forma produtiva. Seja uma pessoa interessante para sua rede de contatos: mantenha-se sempre atualizado e troque informações relevantes para o negócio.
Fonte: GuiaComex